Dr Paulo. eu gostaria de saber se Lente de Contato Dental Quebra? Eu te pergunto pois eu fiz, há mais ou menos 1 ano atras, 12 lentes de contato dental, com um dentista aqui da minha cidade. Porem 3 delas já quebram e tive que retornar ao dentista para faze-las novamente. Estou muito insatisfeita com o meu dentista, pois alem do tempo gasto para fazer novas lentes. Ainda tive a despesa. O senhor acha que o meu dentista ruim ou usa material ruim?
Publicidade
Olá Juliana, obrigado pelo seu email pois a sua dúvida com certeza é a dúvida de muitas pessoas.
As lentes de contato dental recebem este nome por serem extremante finas, sendo semelhantes, em espessura, a uma lente de contato oftálmica ou semelhante a uma casquinha de ovo.
A sua espessura pode é em média 0,2 a 0,3 mm podendo variar de acordo com a estrutura do dente e a necessidade de cada caso.
Há casos onde o esmalte do dente necessita de grandes desgates, por estar estar muito comprometido como por: alteração de cor ou cáries e restaurações antigas. Onde nestes casos as lentes serão um pouco mais grossas.
Portanto estamos falando de um material bastante delicado que necessita de muitos cuidados.
A resistência das lentes ou facetas aumenta quando ela é colada aos dentes, porem ainda assim é uma estrutura bem delicada.
Vídeos sobre Lente de Contato Dental
Em relação a sua pergunta em ao dentista, é certo que existem bons dentistas e não tão bons dentistas.
Porem eu não acredito que um profissional da saúde possa fazer intencionalmente algo errado. Portanto eu recomendo que você volte a conversar com ele.
Relatando as sua ansiedade e a sua expectativa em relação tratamento. Tenho certeza que ele vai te escutar.
Outro fator muito discutido nas redes sociais é se a lente de contato dental de resina é mais resistente que a lente de contato de porcelana.
Isso confunde muito pois a lente de porcelana é mais resistente a alteração de cor e não a quebra dela.
Portanto tanto as lentes de porcelana quanto as de resina podem quebrar sim
Publicidade
Vou Contar um casinho bem interessante sobre lente de contato.
Chegou uma paciente aqui no consultório, muito brava … mas muito brava mesmo… pois ela já tinha feito as lentes com 3 dentistas diferentes.
Me lembro que ela falou assim: “Eu já gastei um carro na minha boca e ninguém resolve o meu caso”
Pessoalmente, eu entendo o desespero dela, devido ao grande investimento que ela fez.
Ai conversamos bastante e passei a indaga-la sobre os seus hábitos alimentares. Até que cheguei em ponto chamado “Torresmo” e ai matamos a charada.
Claro que ela questionou mais uma vez e falou … “Gasto um a carro na minha e não posso comer um torresminho???”
Aproveitando o exemplo dela sobre um “carro”. Comentei que até um carro muito caro como uma Ferrari por exemplo. Ela necessita de cuidados e manutenção como lavagem, troca de óleo, troca de pneus … e mesmo assim ela pode quebrar .
Moral da História: ela entendeu que assim como uma Ferrari a lente de contato dental quebra ou pode quebrar se não tiver os devidos cuidados
Então voltou a seu dentistas, refez as lentes quebradas e seguiu as orientações do seu dentista. E hoje vive muito bem com as suas lentes de contato dental.
Portanto Juliana eu recomendo que você volte a conversar com o seu dentista, pois mesmo sem conhece-lo, eu creio que ele vai te ajudar.
E se você tiver mais alguma dúvida, por favor volte a me escrever.
Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em dos nos consultórios em Campinas ou São Paulo (Brooklin e Tatuapé). Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.
Atenciosamente Dr Paulo Coelho – Crosp 49.777
Publicidade