O bruxismo ou briquismo é o hábito involuntário de ranger ou apertar os dentes. Este transtorno pode ter vários fatores causais. Onde o especialista para definir a melhor conduta de como tratar bruxismo, precisa realizar um diagnóstico aprofundado.
Então, como tratar o bruxismo?
Como citei anteriormente, a melhor forma de se tratar esse transtorno é definir o fator causador.
O que sempre é um desafio pois podem ter vários fatores associados a ele, como: estresse, ansiedade, problemas na mandíbula, problemas de posicionamento dentário.
Também a casos onde o bruxismo pode estar associado a outras enfermidades como Parkinson ou síndrome de Tourette.
Quais os principais sintomas?
Na boca podemos observar dentes quebrados e amolecidos com sangramentos gengivais. Além de frequentes mordidas na língua e na bochecha.
Também podem ocorrer problemas na ATM (articulação temporomandibular) como dores e estalos durante a mastigação dos alimentos.
Associados a frequentes dores de cabeça e zumbido no ouvido.
O Botox ajuda a tratar o bruxismo?
Sim, o uso do Botox (toxina botulínica) associado a outras formas terapêuticas ajuda no tratamento e no controle do bruxismo. Reduzindo a hiperatividade dos músculos que provocam o ranger dos dentes
O que eu recomendo para o tratamento do bruxismo
Eu recomendo que você busque um tratamento especializado que busque tratar as causas do bruxismo e não os efeitos dela, a fim de eliminar o mal pela raiz.
Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode me escrever, pois eu vou ficar muito feliz em poder lhe ajudar.
Atenciosamente – Dr Paulo Coelho