o que é bichectomia

“Dr Paulo Coelho, eu me chamo Valéria e sou de Campinas – São Paulo. Eu tenho o hábito, involuntário de morder, internamente, as minhas enormes bochechas, formando aftas muito doloridas. Me indicaram fazer a Bichectomia. Eu gostaria de saber quais os riscos e os benefícios da bichectomia.

Valéria, obrigado pelo seu email !!!

Entendo o seu sofrimento, pois o hábito involuntário de morder as bochechas gera muita dor.

Ao Longo deste Post eu vou procurar responder a sua bem como as dúvidas dos nossos leitores.

Obs.: como Professor em Odontologia, há mais de 20 anos, eu fundamento as respostas aos nossos leitores baseados em evidências científicas. Sendo que a nossa base de pesquisa é a PubMed, principal Biblioteca Saúde do Mundo. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.

A Bichectomia é um procedimento estético e terapêutico que tem por principal objetivo a remoção de um acúmulo de gorduras das bochechas.

Esta gordura é chamada de Bola de Bichat ou Corpo Adiposo de Bichat.

A remoção é feita através de uma pequena incisão que varia de 1,0 a 1,5 cm. que é realizada internamente na boca com anestésico local.

A Bichectomia vai envelhecer o meu rosto deixando ele caído ou flácido?

Vou usar, como exemplo, a pergunta enviada pela Elisa:

O meu nome é Elisa tenho 36 anos e fiz Bichectomia há 3 meses, com um dentista aqui na minha Cidade. Desde então todas as minhas amigas estão dizendo que o meu rosto vai cair que o meu rosto vai derreter. Isso é verdade, estou apavorada?

Elisa, obrigado pela sua pergunta.

Fica tranquila pois a técnica cirúrgica que trabalhamos e recomendamos aos nossos alunos. É a técnica que remove apenas a Bola de Bichat, mantendo as estruturas de sustentação da pele integrais. “Não” deixando o seu rosto flácido, nem caído.

No entanto existem algumas técnicas que podem sim comprometer a sustentação da pele. São aquelas técnicas que removem a gordura subdermal das bochechas. Por isso eu recomendo que você pergunte ao seu dentista ou com o seu cirurgião plástico qual técnica ele vai utilizar na sua bichectomia.

Quanto custa, qual o preço da bichectomia?

Isso varia muito de profissional para profissional, já vi casos que vão de R$ 1.000,00 à R$10.000,00.

Isso vai depender da técnica operatória, da experiência do profissional e do grau de complexidade de cada caso. Daí a importância de um bom diagnóstico e um planejamento aprofundado.

Eu recomendo que você consulte vários profissionais e realize a Bichectomia com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Porque há tantas dúvidas nas Fotos do Antes e Depois da Bichectomia?

Isso acontece por 2 motivos muito importantes:

O principal motivo é que a maior parte dos pacientes realizam junto com a bichectomia, procedimentos complementares. Gerando grandes transformações no rosto. Dando a falsa impressão e gerando uma falsa expectativa. 

Outro motivo é que cada pessoa tem um resultado diferente, pois estamos falando de um procedimento que depende da resposta de cada organismo.

Onde fica esta gordura de Bichat?

Esta gordura é localizada entre os músculos da bochecha (músculo masseter e músculo bucinador)

Qual a função da gordura de Bichat?

Ela tem um importante papel durante a fase de amamentação, auxiliando o nenê na sucção do leite materno. Você já observou que todo nenê é bochechudo ? Os meus filhos, por exemplo, eram muuuito bochechudos … rsrsrs  …. dava vontade de morder … rsrsrs  …

Passado esta fase de amamentação a gordura se mantém no rosto praticamente sem função, daí a procura de muitas pessoas para remover a gordura de Bichat.

Por que remover a gordura de Bichat?

A remoção da Gordura de Bichat pode ser feita por 2 objetivos principais:

  • Estético: com o objetivo de afinar o rosto ressaltando as linhas do “Blush” deixando o rosto mais fino e mais delineado. Pois em alguns casos este acúmulo de gordura nas bochechas é desenvolvido de forma exagerada. Deixando o rosto da pessoa muito redondo e muito volumoso, tendo então a indicação estética. Que visa a redução do volume desta gordura, permitindo que o rosto se torne mais fino.
  • Funcional: com o objetivo de reduzir as  mordidas internas das bochechas que costumam causar aftas enormes e doloridas. Principalmente nas pessoas que tem bruxismo ou apertamento dentário.

A bichectomia é um procedimento novo?

Contrario do que muitas pessoas pensam, a bichectomia não é um procedimento novo. Ela já é realizada há muitos anos, porem o seu principal objetivo era funcional.  Buscando o equilíbrio da função muscular dos músculos da bochecha, daquelas pessoas que costumam morde-las constantemente, como citamos anteriormente.

Então a finalidade da bichectomia  para estes casos é reduzir o volume interno das bochechas e por consequência reduzir as mordidas e as aftas causadas pelas mordidas involuntárias.

Por que, antigamente, não se falava tanto em bichectomia?

Simplesmente por quê não existia Facebook e Instagram rsrsrsr ….

No entanto com o crescimento das Mídias Sociais, como Facebook e Instagram, a preocupação com a estética facial e corporal aumentou muito. Levando as pessoas a buscarem vários recursos estéticos.

A Bichectomia, ganhou destaque, pois é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado com anestésico local em consultório odontológico sem a necessidade de hospital e nem de anestesia geral.

O que levou ela a ser considerada, por muitos, como um procedimento da moda. Principalmente depois de  vários, atores, atrizes, músicos, jogadores de futebol, … realizaram este procedimento e postarem os resultados da transformação no Instagram e no Facebook.

O que eu recomendo?

Eu recomendo que você converse com vários cirurgiões dentistas. A fim de que você realize a Bichectomia com aquele que lhe transmitir a maior confiança.

Aproveito então para te convidar a fazer uma visita em uma de nossas Unidades em  São Paulo (Brooklin e Tatuapé), bem como em  Campinas. Pois eu vou ficar muitos feliz em lhe ajudar.

Nossas Unidades:

Unidade Brooklin

R. Alcides Ricardini Neves, 12 / 607

Bairro: Brooklin

WhatsApp 11 94164-5052

Unidade Tatuapé

R. Cantagalo, 692 Conj 618

Bairro: Tatuapé

WhatsApp 11 94164-5052

Unidade Campinas

Dr Paulo Coelho - Campinas

R. Antonio Lapa, 1020

Bairro: Cambuí

WhatsApp 11 94164-5052

Perguntas Frequentes sobre a Bichectomia

Então a Bichectomia é um procedimento simples, que todo mundo pode fazer?

Claro que não !!! Pois mesmo sendo uma cirurgia de pequeno porte, a bichectomia é um procedimento cirúrgico e como tal, tem as suas indicações e suas contra-indicações. Bem como as suas limitações e que devem ser avaliadas clinicamente pelo Cirurgião Dentista para um planejamento adequado. Pois infelizmente, como todo procedimento estético, quando realizado sem critério pode gerar danos irreparáveis, daí a importância de um bom planejamento.

Aproveitando este artigo eu vou responder ao email enviado pela Sueli de Campo Grande, pois ela nos fez a seguinte pergunta. “Dr Paulo observando as fotos antes e depois de bichectomia não observei nenhum problema de pele. Por que os dermatologistas são contra?”

Boa Pergunta, realmente eu não sei dizer, mesmo porque os cirurgiões plásticos são favor.

A gordura de Bichat é uma gordura de camada profunda que fica enter 2 músculos , o músculo masseter e o músculo bucinador portanto  não é uma gordura de sustentação de pele ou gordura subdermal.

Portanto quando a bichectomia é bem planejada não a risco.

Vou contar um casinho,  uma paciente me procurou no ano passado para fazer a bichectomia, ela tinha 67 anos de idade e a médica dela (dermatologista disse para ela não fazer a bichectomia pois daqui a 20 anos o rosto dela ia cair.

Eu te peço para você me ajudar fazer uma continha: 67 anos é a idade dela + 20 anos que a dermatologista falou que o rosto ia cair, dá um total de 87 anos de idade. Que vamos combinar … o rostinho dela aos 87 anos vai cair um pouquinho sim, fazendo ou não a bichectomia … não é verdade.

Respeito muito a opinião dos profissionais que são contra a bichectomia, pois vivemos em um país democrático. Onde uns, por exemplo, são a favor do Lula e outros são contra. O mesmo com a Bichectomia.

Sou “Cirurgião Dentista” e professor de odontologia, há 25 anos, com pós graduação e especialização  em dor orofacial na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

E com esta pequena experiência, acredito que um diagnóstico e um planejamento aprofundado de cada caso é o melhor caminho para um bom resultado. Não se trata de ser a favor ou contra sem um diagnóstico e um prognóstico aprofundado de cada caso.

Por isso que em alguns casos eu sou a favor da bichectomia e em outros casos eu sou contra a Bichectomia.

Ouvi falar que o meu rosto vai cair se eu fizer a Bichectomia, é verdade?

Lenda Urbana …. Posso dizer o mesmo em relação a um faca … você pode ser cortar ou cortar alguém ….

Posso dizer o mesmo ao voar em um avião … cuidado pois aviões podem cair …

Posso dizer o mesmo a andar de carro …. cuidado pois carros podem bater e até capotar …

Posso falar da corrida … pois quem corre com muita frequência fica com o rosto caído devido ao impacto gerado pela corrida …

Posso falar do ovo … que em determinadas épocas dizem que faz bem e em outras épocas dizem que faz mal …

Conclusão: a Bichectomia como todo procedimento estético, é um procedimento que deve ser realizado a partir de um planejamento aprofundado avaliando os benefícios ou os malefícios que pode ser causada a cada pessoa. Portanto planejamento é a chave do sucesso da bichectomia.

Olá Dr Paulo, o meu nome é Jessica tenho 35 anos. Eu gostaria de saber: O que é a Bichectomia? Qual o valor da Bichectomia. Pergunto pois estou querendo deixar o meu rosto mais fino. É verdade que se eu fizer vai envelhecer o meu rosto?

Olá Jessica, obrigado pelo seu email.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico de pequeno porte, realizado em um consultório com anestésico local. Ela é realizada pelo lado de dentro da.boca (na bochecha) com uma pequena incisão de aproximadamente 1 cm.

Antigamente realizávamos a Bichectomia com um procedimento terapêutico para aquelas pessoas que por força de hábito ou bruxismo mordiam muito as bochechas, gerando aftas e sangramentos enormes na boca.

Atualmente a Bichectomia é realizada também por estética com o objetivo de afinar o rosto reduzindo o volume das bochechas.

O valor da bichectomia varia muito entre os profissionais, mas por determinação do Conselho Federal de Odontologia nós, profissionais da saúde, não podemos divulgar o valor  dos procedimentos clínicos na internet. Embora nos saibamos que alguns violem esta determinação e cometam esta infração ética.

Eu recomendo que você converse com vários profissionais e fundamente a sua escolha não só no valor. Mas principalmente na confiança e segurança que o dentista ou o médico te passarem. Afinal de contas estamos falando de uma cirurgia. Ao longo deste artigo abordaremos mais aprofundadamente este tópico).

Se o seu rosto vai envelhecer e cair por causa da bichectomia ? Na grande maioria dos casos “Não vai acelerar o processo de envelhecimento do seu rosto”. Pois, a gordura de Bichat não é uma gordura de sustentação da pele. Sendo que a gordura de sustentação Hipoderme ou SMAS permanece intacta. Pois só é removida a Gordura de Bichat.

Uma análise clínica e aprofundada do seu caso deve ser feita pois estamos falando de uma cirurgia

.Jessica espero ter respondido a sua dúvida. Te convido a continuar lendo o nosso artigo para obter mais informações.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Meu nome é Lucia. Eu passei por um quadro de depressão profunda por conta do fim do meu casamento. O meu  terapeuta me indicou fazer a bichectomia pois ela pode elevar a minha autoestima é verdade?

Oi Lucia, obrigado pelo seu email

Me preocupa esta sua indicação pois a bichectomia é um procedimento que quando bem planejado pode realizar transformações estéticas muito boas no rosto de uma pessoas.

Porem quando não realizada ela não ;e realizada adequadamente pode gerar grandes transtornos ao seu rosto.

Daí a importância de um bom planejamento. Acho muito válida a indicação do seu terapeuta.

Mas recomendo você conversar com vários profissionais e realizar o procedimento apenas com aquele que lhe passar a maior segurança.

Pois a última coisa que você precisa é entrar em um novo quadro de depressão.

As transformações estéticas, na maior parte dos casos, costumam elevar muito a autoestima das pessoas.

Só por curiosidade …Já recebi uma quantidade absurda de convites de casamento de pacientes que realizei a bichectomia.

Mas veja bem não estou dizendo que se você fizer a bichectomia você vai casar novamente … rsrsrs …

Isso é apenas uma constatação “não” cientifica que tenho observado ao longo dos anos que realizo a bichectomia.

Lucia, mais uma vez recomendo converse com vários profissionais e escolha aquele profissional que lhe passar maior segurança.

Por que emagreci e as minhas bochechas não diminuíram de tamanho?

Porque o volume da Bola ou Gordura de Bichat não está necessariamente relacionado com aumento ou com a redução do peso corporal.

Por isso que muitas pessoas emagrecem mas continuam com o rosto bem redondo e é nestes casos que temos a principal indicação da remoção estética desta gordura.

Estou a cima do peso, posso remover a gordura de Bichat?

O sobrepeso não é um fator limitante ou impeditivo para a remoção da bola de Bichat. Pois a gordura de Bichat não tem relação direta com o aumento ou com a redução do peso corporal.

A bichectomia diminui a papada?

“Prezado Dr Paulo Coelho, o meu nome é Vitória e moro em São Paulo (Capital). Andei vendo várias fotos na internet de antes e depois da bichectomia e observei que muitas pessoas também tiveram, após a bichectomia, uma redução da papada. Como a papada é algo que me incomoda muito, eu gostaria de saber se é realmente necessária a aplicação do ácido deoxicólico para a diminuir a minha papada ou a se bichectomia é o suficiente?”

Olá Vitória, tudo bom ? Obrigado pelo seu email. 

Primeiro vamos entender o que é bichectomia. A bichectomia é um procedimento clínico cirúrgico de pequeno porte que é realizado em ambiente de consultório com anestesia local. Com uma pequena incisão de 1 a 1,5 cm que tem por objetivo a remoção da gordura de Bichat das bochechas. 

Sendo que esta remoção pode ser feita com finalidade estética ou finalidade  funcional onde que na finalidade estética o principal objetivo é afinar o rosto. 

Na finalidade funcional  o objetivo é reduzir as enormes e dolorosas aftas e os constantes sangramentos causados pelas mordidas internas da bochecha. 

Sendo que a remoção da gordura de Bichat não tem efeito direto na redução da papada pois ela é localizada nas bochechas embora possa ocorrer uma leve redução indireta pela acomodação dos tecidos faciais, o que não ocorre em todos os casos. 

O que na verdade acontece é que a maioria das pessoas que nos procuram para reduzir o volume das bochechas através da bichectomia acabam solicitando também  a aplicação do ácido deoxícolico para diminuir a papada.  Ficando a impressão, de quem vê as fotos na internet, de que foi a bichectomia que fez toda a transformação dos rosto.

Oi Dr Paulo eu nome é Luiza e moro em São Luis do Maranhão. Tenho uma amiga que fez a Bichectomia para afinar o rosto. Mas acontece que o rosto dela não ficou fino não. Será que o médico enrolou ela ?

Olá Luiza tudo bom? Obrigado pelo seu email.

Existem vários procedimentos para se deixar o rosto fino, sendo que a Bichectomia é um deles.

Porem há casos onde apenas  a Bichectomia não é suficiente para deixar o rosto fino. Podendo a pessoa complementar o tratamento com outros procedimentos.

Para você entender um pouquinho melhor. A gordura de Bichat, fica entre 2 músculos. o músculo masseter e o músculo bucinador.

Quando você remove a gordura o volume deste músculos diminui.  Porem se a pessoa tem um músculo hipertrofiado, ou avantajado, pode se também reduzir o volume dele com a aplicação de outros recursos

Luiza, não acredito que o profissional que realizou a bichectomia, não tenha tirado a gordura. Uma vez que São Luis tem excelentes profissionais.

Mas na dúvida, eu recomendo que a sua amiga volte a conversar com o médico ou com o dentista que realizou o procedimento. Para expor esta dúvida a ele e ele poder complementar o tratamento com outros procedimentos.

Luiza espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Olá Dr Paulo Coelho, preciso de uma opinião de um especialista em bichectomia. Eu gostaria de saber como eu sei se a bichectomia é indicada para o meu caso. Já passei por vários profissionais e cada um diz uma coisa? Como vi que o senhor é especialista por favor responda o meu email. Mesmo sabendo que sou de outro estado, pois preciso de uma orientação.

Olá Marcia, obrigado pelo seu email.

Eu gostaria de responder esta pergunta te alertando para o fato que não existe a Especialidade em Bichectomia.  Existem sim várias especialidades na odontologia e na cirurgia plástica que vão te a habilitando e capacitando a realizar este procedimento.

A bichectomia é um procedimento que tem por finalidade a remoção da Gordura ou Bola de Bichat. Que se aloja na bochecha, deixando elas bem volumosas.

A remoção desta gordura é feita a partir de uma pequena incisão de aproximadamente 1 cm no lado interno das bochechas. Que é realizado com anestésico local em ambiente de consultório. Não havendo a necessidade de internação.

A bichectomia é uma cirugia simples ou uma cirurgia complexa?

Como Cirurgião Dentista, há mais de 20 anos, eu pessoalmente não gosto de classificar nenhum procedimento cirúrgico como simples, por mais simples que ele possa parecer ser. Pois aí os acidentes costuma aparecer.

Pois se trata de um “Ato Cirúrgico” que deve ser realizado com todos os critérios de segurança possível. Embora seja um procedimento com uma incisão intra oral pequena, de aproximadamente 1 cm. Com um tempo de execução que dura em torno de 30 a 60 minutos. Que tem um pós-operatório bem satisfatório e geralmente bem tranquilo, desde que o paciente siga a risca as recomendações pós operatórias fornecidas pelo profissional.

Portanto não considero simples nem complexa mas criteriosa como todo ato cirúrgico.

Olá Dr Paulo, me chamo Jéssica e sou de Salvador, eu tenho muita vontade de fazer a Bichectomia, porem me falaram que se eu fizer a cirurgia, eu vou ter que fazer muitos outros procedimentos depois, como aplicação de  ácido hialurônico, redução de papada . É verdade?

Olá Jessica, tudo bem ? Não é verdade não.

Cada um dos procedimentos que você mencionou, são procedimentos utilizados na harmonização facial. Que pode ser realizados independentemente da bichectomia.

Alguns pessoas, na ansiedade, acabam querendo fazer vários procedimentos simultâneos. Porem isso não é necessário, não é obrigatório e não é recomendável.

A remoção da gordura ou bola de Bichat, quando bem planejado e bem executado, por si só já gera uma boa transformação do rosto.

Eu recomendo que você converse com vários dentistas, ai na sua região. a fim de buscar um planejamento adequado ao seu caso que atenda a sua expectativa.

Em Salvador tem excelentes dentistas, estou certo que você encontrará um bom profissional.

Falando em expectativa eu sempre recomendo que você realize um procedimento de cada vez. Esperando o resultado de cada tratamento realizado para depois, planejar outros tratamentos. Com o objetivo de colher os melhores resultados de cada um dos procedimentos de harmonização facial

A bichectomia por exemplo, vai modelar o seu rosto por “3 meses”, ou seja, se você realizar outro procedimento logo após. Você poderá atrapalhar o resultado desta cirurgia.

Sei que 3 meses parece uma eternidade, diante de um pós operatório que costuma ser muito tranquilo. Mas acredite o seu rosto vai modelando durante este periodo. Em algumas pessoas mais e em outras pessoas menos.

Portanto também recomendo que tenha paciência na sua harmonização facial para conquistar grandes resultados com o mínimo de procedimentos possível.

Jessica espero ter lhe ajudado. Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Dr Paulo, me chamo Angela e tenho 48 anos de idade. Sempre tive o rosto bolachudo. E vi esta nova cirurgia chamada Bichectomia. E gostaria de saber se é garantido que o meu rosto vai ficar fino mesmo, como nas fotos que vejo na internet?

Oi Angela, obrigado pelo seu email.

Vou procurar responde a sua dúvida por etapas apar te ajudar a entender.

Vamos começar com a garantia  do seu rosto vai ficar fino com a Bichectomia.

Não, não é garantido que o seu rosto vai ficar fino, pois a largura do seu rosto não esta relacionado apenas a gordura de Bichat.

Mas esta relacionado a toda estrutura do rosto que envolve: Ossos, Músculo e Gorduras.

Por isso que falamos em harmonização facial. Que são procedimentos que tem por objetivo equilibrar toda a estrutura facial.

O que é garantido é que o seu rosto vai remodelar e reduzir o volume das bochechas, o que geralmente resulta em afinar um pouco o rosto.

Em relação as fotos de antes e depois da Bichectomia que circulam na internet

Eu recomendo que você tome muito cuidado com tais fotos, principalmente com as fotos dos rostos dos famosos. Pois elas, na maioria dos casos, escondem vários procedimentos estéticos e de harmonização facial, dando a impressão que a bichectomia fez tudo.

E por último deixei para falar da nova cirurgia chamada bichectomia, que na verdade não é tão nova assim. Uma vez que ela já é realizada há muitos anos, só que era realizada como medida terapêutica, naquelas pessoas que tem por hábito morder as bochechas.

Mas que nos últimos 5 anos, graças as redes sociais, caiu na moda como um procedimento estético.

Angela, eu recomendo que você converse, com vários dentistas ai na sua cidade, em Campinas, onde eu também atuo clinicamente e ficarei muito feliz em lhe atender.

E busque por um profissional que te transmita sobretudo confiança para a realização da sua bichectomia. Campinas é uma cidade repleta de bons profissionais. Tenho a certeza que você vai encontrar um bom dentista,

Angela, espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida pode voltar a me escrever

Devo fazer a Bichectomia no Hospital ou em Consultório?

A bichectomia é um procedimento que na maior parte das vezes é realizada em um ambiente de consultório. Pois é um procedimento pequeno realizado através uma pequena incisão internamente na boca de aproximadamente 1,0 cm com anestésico local e com um pós operatório bem tranquilo. Não havendo a necessidade de internação reduzindo assim e muito o desgaste do paciente e o custo do procedimento.

Porem há casos onde o paciente por problemas de hipertensão e diabetes descompensada que podem necessitar de um procedimento assistido em um hospital. Daí a importância de uma avaliação clínica prévia

Prezado Doutor, me chamo Victor. Eu tive uma paralisia facial por conta de um derrame. Tive uma boa recuperação com os medicamentos e a fisioterapia. Porem ainda não ficou 100% como o senhor pode observar nas fotos que enviei em anexo. O meu dentista me recomendou fazer uma bichectomia apenas do lado direito do meu rosto, onde mordo muito as bochechas.  E fazer aplicação o uso de fios de sustentação para equilibrar a minha função muscular facial e harmonização facial. O que o senhor recomenda?

Olá Victor, obrigado pelo seu email.

Observando as fotos e os vídeos que você me enviou. percebi que houve uma grande melhora. parabéns.

Parabéns também ao seu dentista pela visão aprofundada de reabilitação funciona e de harmonização facial.

Muitas pessoas tem uma visão errada da harmonização facial e da bichectomia em especial. Achando que o único objetivo delas é apenas estético, o que não é verdade.

A odontologia tem uma especialidade chamada prótese bucomaxilofacial que trata especificamente de casos como o seu.

Restaurando não só a estética facial, mas também restaurar ao máximo as funções faciais como: a mastigação, a fala, a respiração.

Usando para isso: ácido hialurônico, fios de sustentação, próteses de olho, próteses de orelha, próteses de nariz.

O objetivo do dentista que trabalha com a prótese bucomaxilofacial é restaurar as funções musculares ao máximo.

Pois infelizmente há casos onde o comprometimento é muito grande que não conseguimos 100% de resultado, mas conseguimos melhorar muito a qualidade de vida do paciente.

Pelo que pude observar no seu caso, tais procedimentos vão lhe ajudar muito, tanto na estética como na sua fala e na sua mastigação.

Victor lhe desejo sucesso no tratamento. Quando puder me envie as fotos do resultado.

Dr Paulo, me chamo Clara e estou muito ansiosa para fazer a bichectomia porem não sei se devo fazer com um médico ou com um dentista. O que o senhor recomenda?

Clara, obrigado pelo seu email.

Eu sou cirurgião dentista há 25 anos e atuo clinicamente e como professor. Já fiz centenas de bichectomias. E posso lhe dizer com segurança que os dentistas realizam muito bem este procedimento, principalmente por atuarem constantemente no ambiente interno da boca.

Porem tenho amizade com vários cirurgiões plásticos e cirurgiões dermatologistas que também realizam muito bem este procedimento.

E posso lhe dizer que já vi erros praticados por imperícias tanto de médicos como de dentistas.

Portanto não posso lhe dizer que os dentistas são melhores ou piores que os médicos para este procedimento. Mas posso lhe garantir que em ambas as profissões e especialidades existem bons e não tão bons profissionais.

Na minha humilde opinião o melhor profissional é aquele que explica, que planeja, que escuta e que acompanha o seu paciente.

O que eu recomendo é que você converse com vários profissionais. E escolha aquele profissional, seja ele médico ou dentista, que lhe transmita maior segurança.

Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

Olá Dr Paulo, me chamo Valquiria. Gostaria de saber por que os convênios não querem cobrir a minha bichectomia?

Olá Valquiria.

Tudo depende do seu plano de saúde, da categoria em que você se enquadra no seu plano.

Há planos de cobertura básica, média e ampla e isso varia muito.

Geralmente quando temos uma bichectomia funcional, onde a pessoa morde muito as bochechas, ou a pessoa apresenta uma deformação facial congênita, ou deformação causada por acidentes como os automobilísticos ou derrames. Os convênios costumam cobrir sim.

Quando eu trabalhava com os convênios, eu lembro que a maior restrição era para a bichectomia estética.

Também há situações onde os convênios dão reembolso total ou parcial da cirurgia.

Como disse anteriormente, tudo depende do seu convênio.

Converse com o seu plano e veja viabilidade do seu tratamento.  Converse também com os médicos ou dentista. Pois observamos muitos profissionais facilitando pagamento. parcelando em várias vezes no cheque ou no cartão.

A bichectomia é uma Cirurgia Plástica, por favor me oriente sobre o que é bichectomia.

Não, a bichectomia não é uma cirurgia plástica, embora alguns cirurgiões plásticos também as realizem. A bichectomia como já descrito acima é uma cirurgia que remove uma estrutura gordurosa chamada de gordura de Bichat. Sendo que esta remoção é feita internamente na boca com anestésico local através do pinçamento da gordura e não da aspiração como é feita na lipoaspiração corporal. Por isso não deve ser considerada uma cirurgia plástica.

Dr Paulo o meu nome é Claudia e sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber se a bichectomia é um procedimento novo?

Não, a Bichectomia não é um procedimento novo pois ela já é realizada por médicos e dentistas há muitos anos. Porem o objetivo principal da realização dela era outro. Onde se realizava o procedimento para a redução do volume das bochechas naquelas pessoas que tem o hábito de morder involuntariamente as bochechas. Portanto era um procedimento com finalidade principal funcional e não estética.

Assisti alguns vídeos na internet onde a cirurgia foi realizada em hospital com o paciente entubado, é necessário tudo isso?

Não, não é necessário que a bichectomia seja realizada em ambiente hospitalar. Muito menos com entubação, a não ser que você vá realizar outros procedimentos cirúrgicos simultâneos na mesma intervenção como: cirurgia do nariz ou cirurgia ortognática da mandíbula e/ou da maxila.

Porém se a bichectomia for realizada como único procedimento, ela deve ser realizada com anestésico local em ambiente de consultório.

Qual a garantia que o meu rosto vai ficar fino depois da Bichectomia?

É muito difícil precisar o quanto seu rosto vai afinar com a bichectomia. É certo que ele afinará, mas o quanto….  é difícil dizer e difícil de prever.

Pois alem da Gordura ou Bola de Bichat há outros fatores que influenciam na largura do rosto, entre eles podemos destacar a estrutura óssea que influência diretamente no formato do rosto.

Existe também outras camadas de  gorduras presentes na face, alem hipertrofia dos músculos faciais, que também tornam o rosto mais cheinho. Principalmente nas pessoas que tem uma mastigação mais vigorosa ou tem o hábito de bruxismo. 

Portanto, se após a Bichectomia você achar que o seu rosto ainda não está tão fino quanto você desejava, você poderá fazer procedimentos complementares como aplicação de Botox nos músculos da bochecha, por exemplo. 

Daí a importância de um bom diagnóstico e um bom planejamento para um resultado adequado e satisfatório

Observei na internet que a bichectomia é bem rápida do tipo 10 minutinhos.Quanto tempo o senhor demora?

Olá Raquel, só vou te dizer que a pressa é inimiga da perfeição,

As bochechas são estruturas delicadas, por onde passam, vasos, veias artérias e nervos.

Portanto é uma cirurgia que deve  ser realizado sem pressa e com muito critério com o objetivo de evitar romper tais estruturas.

Quanto tempo eu levo? eu te respondo que eu demoro o tempo necessário. Que varia bastante entre uma pessoa e outra.

Uma cirurgia bem conduzida, sem pressa, gera um bom pós operatório, que gera por consequência uma boa cicatrização e que gera uma boa remodelação facial.

Eu já realizei a cirugia em 15 minutos bem com já realizei em 2 horas e meia.

Ou seja eu gasto o tempo necessário de cada pessoa. Respeitando o organismo de cada indivíduo pois cada um responde a cirurgia na sua maneira própria. E eu respeito isso!!!

Dr Paulo Coelho observei que o senhor atende em vários consultórios eu gostaria de saber em qual deles o senhor realiza a Bichectomia?

Eu realizo a Bichectomia no consultório de Campinas/SP, do Brooklin/SP e do Tatuapé/SP, onde temos toda a estrutura de suporte de pré e pós operatório.

Olá Dr Paulo, o meu nome é Isabel tenho 35 anos. Estou querendo realizar a Bichectomia, porem me falaram que seu fizer a bichectomia também tenho que aplicar aquela enzima na papada. Pois se eu não fizer isso o meu papo vai aumentar, é verdade?

Olá Isabel, obrigado pela sua pergunta.

Isso não é verdade, pois são procedimentos diferentes em áreas bem diferentes. Onde a bichectomia é realizada internamente na boca especificamente nas bochechas. Ela é realizada com a intenção de diminuir o volume das bochechas e tem duas finalidades:

  • finalidade estética – deixando o rosto mais fino
  • finalidade terapêutica – reduzindo as mordidas da bochechas e as aftas

Já a e a aplicação do ácido deoxicólico é realizada superficialmente na região do pescoço com o objetivo de reduzir a papada apenas com finalidade estética 

O que pode confundir as pessoas é que geralmente quem faz a bichectomia acaba querendo também realizar a redução da papada

Sendo que muitas vezes também acaba querendo fazer o preenchimento labial com o ácido hialurônico e caba querendo também fazer a aplicação de outros produtos. Embora não sejam não que sejam procedimentos obrigatórios mas sim procedimentos complementares da harmonização facial.

Isabel, espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida pode me escrever.

Gostaria de saber se é o senhor que realiza pessoalmente nas suas clínicas a Bichectomia ou se é algum integrante da sua equipe?

Nas bichectomias e demais cirurgias  sou eu mesmo, Dr Paulo Coelho, que realizo pessoalmente todos os procedimentos nos  consultórios de em todos os meus consultórios Campinas/SP, Brooklin/SP e Tatuapé/SP

Dr. Paulo, o meu nome é Renata e gostaria de um esclarecimento. Fiz bichectomia, “com outro profissional”,  fazem 17 dias. Estou notando que o lado direto do meu rosto está diferente do lado esquerdo. Isso é normal? Tenho medo de ficar com essa diferença. Pois fiz a cirurgia pra melhorar e estou estranha. Qual é o tratamento que você me indicaria estou muito triste.

Olá Renata, obrigado pelo seu email.

Não fique triste pois isso esta ocorrendo por um desequilíbrio funcional muscular, uma vez que a sua cirurgia é recente. Eu recomendo você aguarde o período de equilíbrio funcional muscular que se dará em até 90 dias após a cirurgia.

Se isso persistir após os 90 dias, você realizar procedimentos complementares a bichectomia para a harmonização facial. Com por exemplo  a aplicação de ácido hialurônico.

Mas fique tranquila pois acredito que isso vai se ajustar naturalmente.

Renata, espero ter lhe ajudado e se tiver mais dúvidas, converse com o o profissional que fez a bichectomia ou me escreva novamente.

Com quem realizo a Bichectomia com médico o com dentista?

Ambos profissionais são capacitados para a realização deste procedimento. 

Porem os cirurgiões dentistas estão mais acostumados a trabalhar internamente na boca onde a cirugia é realizada. Mas isto não quer dizer que o dentista é mais ou menos indicado a realizar a cirurgia, ambos profissionais são capacitados e qualificados. 

Recomendo que você consulte vários profissionais e veja qual o que lhe transmita mais segurança.

Porque a Bichectomia é a Cirurgia da Moda?

Eu como profissional da saúde, atuando a 23 anos como Cirurgião Dentista, não gosto muito da expressão “Cirurgia da Moda”. Pois pode dar impressão de ser um procedimento banal, o que não é … 

Pois mesmo sendo um procedimento realizado com uma pequena incisão com anestésico local em ambiente de consultório ainda é um procedimento cirúrgico que deve ter um planejamento adequado. 

Ela se tornou “da moda” depois que várias celebridades começaram a postar os resultados da bichectomia nas mídias sociais o que gerou um “Boom” e um aumento da procura para a realização da Bichectomia.

Quantas horas demoram a cirurgia de bichectomia?

Geralmente demora cerca de 30 minutos de cada lado, contando do início da anestesia até o fechamento com 1 pontinho. Porem há casos que são mais rápidos e há casos que são lentos

Embora eu (Dr Paulo Coelho) na minha prática clínica cirúrgica de mais de 20 anos, prefira realizar a Bichectomia sem pressa, proporcionando ao paciente todo o conforto e tranquilidade ao meu paciente.

O que recomendo também aos meus alunos, pois como já dizia a minha amada vozinha Zanita (saudades vovó …), “A pressa é inimiga da perfeição”

Qual a idade mínima para a realização da bichectomia?

Esta pergunta é muito importante pois tenho observado adolescentes de 13 e 14 anos buscando a realização deste procedimento. O que não é recomendável a excessão de casos extremos onde as mordidas nas bochechas estão muito exageradas, gerando um desconforto muito grande com aftas muito doloridas. 

Vou casar daqui a 3 meses, se eu fizer a bichectomia, no meu casamento vai estar bom?

Esta pergunta é muito importante, pois não queremos, em hipótese alguma estragarmos o dia mais importante da sua vida. 

Quando o procedimento é realizado por um profissional experiente. Seguindo todas as normas de segurança e você se comprometendo a seguir fielmente, todas as recomendações pós operatórias o risco de não estar bem no seu casamento é mínimo.

Repare que eu disse mínimo … pois em se tratando de organismo e metalismo não existe 100% de precisão … posso dizer 99% … mas 100% não. Normalmente o inchaço do rosto ocorre apenas nas primeiras 48 horas, porem com falei nunca é 100%.

A data do casamento é muito especial e o risco apesar de mínimo deve ser compartilhado entre você e o seu dentista.

Quem pode realizar a bichectomia?

Homens e Mulheres com idade superior aos 18 anos, com um quadro de saúde estável e que tenham um volume das bochechas aumentados

Fiz a Bichectomia há 1 anos atras com um dentista aqui da minha cidade. Porem o meu rosto ficou maior do lado direito do que o do lado esquerdo o que devo fazer?

Isso não é comum, mas infelizmente pode ocorrer. A boa noticia é que é facilmente corrigido. 

Após a remoção da gordura de Bichat o volume da gordura some  e o que prevalece é o volume da musculatura facial. 

No seu caso, pelo que pude ver nas fotos, provavelmente você mastiga os alimentos mais do lado direito que do lado esquerdo. Por isso o seu lado direito ficou mais volumoso que o lado esquerdo. É como se você exercitasse, por exemplo, apenas o braço direito e não o braço esquerdo um braço ficará mais volumoso ou mais forte que o outro. 

O tratamento consiste em reequilibrar a função mastigatória com um tratamento fonoaudiológico de forma que você venha a mastigar igualmente dos 2 lados equilibrando assim a sua assimetria facial. 

Eu recomendo que você converse com o seu dentista sobre o seu incomodo para que ele possa buscar recursos complementares para o seu tratamento.

Para quem está indicado a bichectomia?

A bichectomia pode tem 2 indicações principais: a indicação terapêutica e a indicação estética.

▪ A indicação terapêutica da bichectomia: é para aquelas pessoas que mordem constantemente de forma involuntárias a parte interna das bochechas gerando constantes sangramentos e aftas enormes

A cirurgia de bichectomia doí?

A Bichectomia é um procedimento indolor que é realizado, na maior parte das vezes com anestésico local e com medicação prévia. O que permite a realização de um procedimento bem tranquilo e isento de dor.

Olá Dr Paulo, eu me chamo Letícia. Tenho muita vontade de fazer a Bichectomia mas tenho medo. Eu gostaria de saber como é feita a Bichectomia ? E gostaria também de saber se é verdade que o meu rosto pode ficar flácido?

Olá Leticia, obrigado pelo seu email.

Fica tranquila, se você realizar a bichectomia com um profissional que realize um bom planejamento  e uma boa cirurgia o seu rosto não vai ficar flácido.

A gordura ou bola de Bichat é uma capsula de gordura que esta localizada entre os músculos da bochecha (músculo masseter e o músculo bucinador). Sendo que estes músculos estão localizados abaixo da gordura subdermal que dão sustentação aos tecidos do seu rosto.

Ou seja, o seu rosto só correria o risco de ficar flácido se fosse removida esta gordura subdermal que é a gordura de sustentação da pele que fica longe da gordura de bichat.

Portanto você não corre o risco de ficar com o rosto flácido, como andam dizendo por ai …

Vamos pensar juntos, você que cirurgiões dentistas e cirurgiões plásticos realizariam um procedimento para danificar o seu rosto ? Claro que não.

Então porque ficam falando na internet que isso pode acontecer ?

Pela simples falta de conhecimento anatômico.

Então como é feita a bichectomia?

A bichectomia é realizada com uma pequena incisão de 1cm, em média, do lado de dentro da boa. Onde é realizado uma anestesia local. Todo o procedimento é feito em ambiente de consultório. Não necessitando de internação hospitalar.

Toda a cirurgia, quando realizada com critério segurança, dura em torno de 60 minutos. Embora tenha vídeos “estrambólicos” na internet mostrando a cirurgia realizada em frações de segundos. O que é bastante perigoso.

Tenho medo de dentista, posso realizar a bichectomia com anestesia geral?

Existem vários métodos de anestésico ou sedação, para quem tem medo de dentista que podem ser realizados para a cirurgia de bichectomia, o mais comum é o anestésico local. Mas pode se usar outros métodos complementares. Converse com o seu dentista e veja qual o procedimento mais indicado para o seu caso.

O resultado da Bichectomia é imediato?

Não, pois como todo procedimento cirúrgico, ocorre um inchaço pós operatório. Que é reduzido pelos cuidados pós operatórios, semelhantes a àqueles após uma extração dentária e que ao longo dos dias vai desinchando.

A bichectomia é uma cirurgia reversível?

Não, a bichectomia não é reversível, umas vez removida a gordura não tem como recoloca-la novamente daí a importância de um bom diagnóstico e um bom plano de tratamento.

Mas há meios de recuperar o volume perdido pela remoção, caso você queira voltar atras no procedimento, e isso é feito  da aplicação de ácido hialurônico

A remoção gordura de Bichat pode deixar o meu rosto mais enrugado quando eu tiver 80 anos de idade?

Não isso é uma lenda … ou desinformação de quem esta falando. Pois não vai ser 2 gramas de gordura de Bichat que vai deixar o seu rosto mais ou menos enrugado.

A chave do sucesso na bichectomia esta no planejamento da harmonização facial, pois o profissional vai estudar todas as possíveis variáveis e complementar com outros procedimentos quando for necessário.

Pois na verdade o que vai deixar o seu rosto mais enrugado será a deficiência de colágeno secundário nos tecidos da face: por conta da idade, da exposição solar sem o protetor solar compatível, do tabagismo, do alcoolismo, etc …

Então pode ficar tranquila que a remoção gordura, até os presentes estudos científicos, não aumentará e nem diminuirá as rugas no rosto de 80 anos de idade.

Tenho o que as pessoas chamam de “queixo duplo” e acho isso horrível. Me incomoda muito gostaria de saber se a bichectomia pode ajudar ou piorar o meu queixo duplo?

Infelizmente a gordura de Bichat nada tem haver com o “Queixo Duplo”. 

Pois ele é causado por outras estruturas como a posição da mandíbula, posição do mento, ou excesso de outro tipo de gordura nesta região.

Converse com o seu dentista para obter um diagnóstico específico do seu caso

A bichectomia compromete o funcionalmente de algum órgão do meu corpo?

Não a bichectomia, não compromete o funcionamento de nenhum órgão do corpo. Mas corre o risco de elevar a autoestima quando bem realizada ou abaixar a autoestima quando mau realizada

Homem pode fazer a Bichectomia?

Pode sim e segue o mesmo padrão de indicação e procedimento que as mulheres. Diferenciando apenas na quantidade de gordura que é extraída. Uma vez que os homens por terem uma muscular facial mais fortalecida, costumam ter um pouco menos de gordura que as mulheres.

Quantificando em percentual aproximado, posso dizer que 40% das cirurgias que realizei  até hoje foram em homens e 60% em mulheres.

Qual nome do Bicho que faz a Bichectomia?

O nome do bicho é Dentista … rsrsrs … 

Existe uma lenda urbana que diz que se coloca um bichinho na bochecha para ele ir comento a gordura … mas isso não é verdade.

O procedimento chama-se Bichectomia por se tratar da remoção da Gordura de Bichat (Bichat é o nome de um ciência francês que descobriu está gordura em meados do século 17).

Depois da Bichectomia a gordura de Bichat volta a crescer?

Não a gordura de Bichat não volta a crescer mais, nem se você engordar

Pois ela tem uma estrutura metabólica diferente das demais gorduras do corpo. Por isso sobre pouco ou quase nada com o ganho e com a perda de peso.

Portanto uma vez removida ela não volta a acumular, como nos casos de Lipoaspiração de abdómen e glúteo.

Quanto custa a bichectomia?

Esta é uma pergunta difícil de responder. 

Pois esta diretamente relacionado a técnica que será utilizada na cirurgia, no tipo de anestésico e na experiência do profissional. Portanto se faz necessário uma avaliação clínica do seu caso para a determinação do valor do seu procedimento.

Recomendo que você converse com vários profissionais e veja aquele que lhe transmite mais segurança.

Não tome a decisão apenas pelo preço, avalie o profissional, a sua experiência e o suporte de pós operatório que ele vai te dar.

Tenho a bochecha maior de um lado do que o outro, posso realizar a Bichectomia apenas de um lado do rosto?

Pode sim, porem necessita de um bom planejamento para avaliar as indicações e as contra indicações de realizar a bichectomia unilateral. Para que não ocorra uma alteração facial desproporcional. E se ocorrer essa desproporção é só realizar a bichectomia do outro lado do rosto.

Qual a função da Gordura de Bichat?

Respondo com outra pergunta … Você já reparou que todo nenê é bochechudinho? 

Isso não é por acaso, pois é nesta fase em que a gordura de Bichat tem a sua principal função. Que é a de auxiliar o recém nascido na sucção do leite materno. 

A gordura fica localizada entre 2 músculos: o músculo bucinador e o músculo masseter.  Funcionando como estímulo para o trabalho destes músculos durante a sucção do leite. Uma vez que a criança nasce sem a força muscular necessária para tal. 

Passando este período de amamentação a gordura praticamente perde a sua função. Por isso que a remoção desta gordura é realizada sem prejuízo de nenhuma função do organismo.

A bichectomia deixa cicatriz?

A bichectomia é realizada internamente na boca em uma pequena incisão que varia em torno de 1,0 a 1,5 cm. Sendo que não costuma deixar cicatriz, mas se ocorrer quando é muito pequena e dentro da boca.

O senhor já teve casos que tiveram pós operatório complicado?

Claro que sim !!! Quem opera sempre corre o risco de ter um pós operatório complicado. Por isso monitoramos bastante os nossos pacientes.

Lembro especificamente de 3 casos que vou citar:

• o primeiro caso foi de um paciente que operou e no dia seguinte resolveu ir na praia. Mesmo sabendo que não podia tomar sol e o resultado foi um super inchaço que acabou desinchando ao longo dos dias.

• o segundo foi uma paciente que operou a noite e na manhã seguinte foi para os Estados Unidos (ela não havia me falado que viajaria pois eu não operaria …). Não preciso nem falar o que aconteceu … Se em condições normais nós já sentimos, durante o voo, algumas partes do corpo inchar. Imagina como ficou o rosto dela no avião, uma bola. Porém com o tempo foi desinchando.

• o terceiro foi um caso onde o paciente não tomou os medicamentos que prescrevemos> Também inchou muito … mas logo que voltou a tomar os medicamentos desinchou

Obs.:

  1. Graças a Deus as 3 complicações que tivemos foram só de inchaço. Onde infelizmente os pacientes não seguiram as recomendações. Por isso que eu gravei alguns vídeos (que estão nesta página) falando dos cuidados do pós operatório.
  2. o paciente, recém operado leva todas as recomendações e todos os cuidados que devem ser tomados por escrito. 

Qual o segredo para uma Bichectomia bem sucedida?

Na verdade não existe um único segredo, na verdade são 3 segredos que chamo de  “Tríade da Bichectomia Bem Sucedida” 

Costuma usar esta expressão com os meus alunos do meu Curso de Bichectomia.

São eles: “Planejamento, Repouso e Pós-Operatório”:

• Planejamento: pois cada caso é um caso e cada bochecha é uma bochecha. Portanto nunca uma “Gordura de Bichat” é igual a outra. Digo isso até no mesmo paciente, pois a gordura do lado direito, nunca será igual a do esquerdo. Pois geralmente o paciente costuma mastigar mais de um lado do que do outro, o que deixa a gordura de Bichat mas volumosa e mais consistente de um lado do que do outro.

• Repouso: o repouso é fundamental e essencial nas primeiras 48 horas. Não por dor ou sangramento mas pelo inchaço que pode ocorrer se não seguir o repouso. Este item é muito negligenciado pois o paciente saí tão bem da cirurgia que acaba que nós exageramos nas recomendações.

• Pós Operatório: que não é nada sobrenatural. Passamos tudo muito detalhado por escrito … é só seguir e envolve: alimentação fria e pastosa, compressa fria, depois compressa quente e massagem facial. Tudo muito bem simples é só seguir o passo a passo (os vídeos do pós operatório estão aqui na nossa página)

Este é o segredo da bichectomia bem sucedida.

Gostaria de fazer a Bichectomia porem tenho covinhas nas bochechas e não gostaria que elas sumissem, isso pode acontecer?

Não isso não acontece pois as covinhas nada tem haver com a Gordura de Bichat, pois a covinha é formada pela inserção muscular facial. Portanto você pode realizar a Bichectomia com tranquilidade.

Não suporto as covinhas que tenho na Bochecha, seu eu fizer a bichectomia elas vão sumir? Por favor me explique o que é bichectomia?

Infelizmente as covinhas não vão desaparecer com a Bichectomia , pois a gordura de Bichat não tem relação com as covinhas que surgem por uma inserção muscular nos músculos das bochechas e são mais aparentes em algumas pessoas que em outras

Fiz Bichectomia com um dentista na minha cidade há 1 anos, porém não gostei do resultado, posso fazer novamente?

Precisamos  de uma avaliação aprofundada do seu caso, mas geralmente não pode. 

Porem existem vários procedimentos complementares que podem ajudar no resultado obtido com a bichectomia, como:

  • aplicação de preenchedores como o ácido hialurônico
  • aplicação do PRP (Plasma Rico em Plaquetas) – que é um procedimento que tem trazido excelentes resultados. Pois é realizado a partir da coleta do sangue do paciente. Onde a partir da centrifugação deste sangue coletado é separado o plasma rico em plaquetas e reaplicado na região desejada. 

Portanto eu recomendo que você converse com o dentista que realizou a sua cirurgia sobre a sua insatisfação. Tenho certeza que ele vai encontrar uma solução através destes ou de outros procedimentos complementares.

Olá Dr Paulo Coelho, meu nome é Claudia e tenho 42 anos. Gostaria de fazer bichectomia mas tenho diabete controlada, é possível? 

Olá Claudia a diabete quanto está controlada não é fator de risco na cirurgia de bichectomia. Já operei muitos pacientes diabéticos, com a diabete controlada e com a orientação dos respectivos médicos e nunca tivemos problemas.

Temos um protocolo de segurança bem rigoroso e sempre buscarmos o consentimento e as recomendações do médico que trata a diabete do paciente, para não corrermos nenhum risco desnecessário.

Converse com o seu médico e com o seu dentista para que eles conduzam a sua bichectomia com segurança

Tenho muito medo de levar pontos, quantos pontos são dados na Bichectomia?

Não fique com medo, pois a incisão é muito pequena e geralmente com um ou 2 pontinhos a incisão já esta fechada e o fio de sutura utilizado na bichectomia na maioria dos casos é com fio reabsorvível.

Tenho pressão alta e o meu médico indicou que eu procure um dentista que usa anestésico sem vasoconstritor para realizar a bichectomia. Você pode me indicar um em dentista que use este anestésico em Campinas?

Fique tranquila pois todo Cirurgião Dentista tem em seu consultório anestésico “com e sem vaso constritor”. Só alerte o seu dentista para esta recomendação médica, evitando assim qualquer transtorno anestésico.

Depois de quantos dias os fios de sutura reabsorvíveis soltam?

Geralmente entre 7 e 15 dias e se o fio de sutura não sair, não fique preocupado, pois ele ira sair sozinho.  Se passar de 1 mês e ele não sair,  procure o seu dentista para ele remove-lo para não ficar juntando placa bacterina.

Existem outros tipos de fios  que não são reabsorvíveis como os fios de seda e os fios de nylon cirúrgico, que devem ser removidos pelo seu dentista após 15 dias em média, pois eles não soltam sozinhos.

Posso aproveitar a Bichectomia e fazer a extração de Siso na mesma consulta?

Não recomendo, pois a bichectomia é uma cirurgia de tecidos moles e a extração dos sisos é uma cirurgia mista “de tecidos duros e tecidos moles” . 

Portanto não é recomendável pois pode ocorrer alguns fatores complicativos durante o procedimento de extração do siso. que podem comprometer os resultados da bichectomia.

Geralmente quando se realiza vários procedimentos cirúrgicos em uma única sessão o pós operatório também fica mais lento. Então eu não recomendo.

Recomendo que você converse com o seu dentista e avalie os pós e os contras de realizar os 2 procedimentos juntos.

Existe algum risco em se fazer a cirurgia de Nariz junto com a bichectomia?

Alguns médicos gostam de realizar os dois procedimentos simultaneamente. Porem eu não recomendo. Pois o pós-operatório de uma rinoplastia é muito mais complexo que o pós-operatório de uma bichectomia que pode se complicar por estarem sendo realizados juntos.

A minha recomendação, com uma pequena experiência de mais  20 anos atuando como cirurgião dentista, é que você realize separadamente os procedimentos. Visando garantir um pós-operatório mais confortável.

Mas respondendo melhor a sua pergunta … se há algum risco? Eu respondo que risco não há não há porem não recomendo.

Aquela frase “Prefiro sofrer tudo de uma vez e ficar logo livre”. Pode comprometer o pós operatório e por consequência  comprometer o resultado do tratamento.

Recomendo que você converse um pouco mais com o seu médico sobre o pós operatório destes procedimentos.

Meu nome é Clara e gostaria de saber o que é Bichectomia e se ela é indicado para corrigir a minha  assimetria facial?

A assimetria facial pode ter várias causas, portanto tem várias formas de tratamento que são fundamentadas nos conceitos modernos da harmonização facial. 

Didaticamente, apenas para uma compreensão mais facilitada, vamos classificar assimetria facial em  2 fatores etiológicos, ou seja em duas causas: 

  • assimetria causadas por problemas ósseos (deformações de desenvolvimento ou formação
  • assimetria causadas por problemas nos tecidos moles como: volume aumentado da gordura de bichat e a hipertrofia muscular facial

Vou explicar melhor:

Nos problemas ósseos:

Os ossos da face funcionam como o apoio e sustentação dos músculos faciais. Influenciando diretamente no volume e na aparência do seu rosto. 

Para você ter uma idéia só na face nós temos 14 ossos faciais, são eles:  uma mandíbula, um vômer, dois zigomáticos, duas maxilas, dois palatinos, dois ossos nasais, dois lacrimais e duas conchas nasais inferiores.

Sendo que qualquer um destes ossos citados podem sofrer algum tipo alteração de forma durante o seu desenvolvimento. Que pode ocorrer de forma irregular  e gerar uma assimetria facial. 

Nestes casos o tratamento cirúrgico costuma ser o mais indicado com a intenção ou de corrigir e remodelar o osso ou os ossos que estão causando a assimetria facial.

Também em alguns casos, podem ser usados preenchedores, como o ácido hialurônico para disfarçar e compensar as irregularidades ósseas

Nos problemas de tecido mole

Já nos problemas de tecidos moles (volume acentuado da gordura de bichat e hipertrofia muscular facial). São os mais fáceis de serem tratados e controlados. 

Onde a bichectomia ganha grande destaque pela já citada remoção da gordura de Bichat. Reduzindo o volume das bochechas e na sequência, quando necessário, se realiza o tratamento da hipertrofia muscular.

Quanto tempo demora a Bichectomia?

A cirurgia costuma ser rápida, mas gostamos de fazer tudo com muita tranquilidade. Para que a anestesia pegue bem e para que o paciente fique bem confortável e bem tranquilo. 

Afinal de contas a pressa é inimiga da perfeição, então calculamos em média 40  minutos por bochecha .

Prezado Dr Paulo Coelho, observei que no seu Site não tem fotos de antes e depois dos caso tratados, por quê ?

Porque existe uma determinação Conselhos Éticos de Medicina e Odontologia, que proíbem a publicação de fotos “Antes e Depois” dos procedimentos cirúrgicos. 

Eu sei que nem todos profissionais respeitam esta regra, mas nós seguimos para não infligirmos as regras dos conselhos.

.

.

Olá Dr Paulo, o meu nome é Caroline e estou enviando umas fotos para o senhor avaliar se devo ou não fazer bichectomia. Obrigada 

Caroline muitas pessoas me escrevem enviando as fotos do rosto me perguntando sobre o que é bichectomia e se podem ou não realizar este procedimento.

Eu sempre respondo pedindo desculpas, pois eu não consigo indicar ou contra indicar a bichectomia por fotos sem uma avaliação clínica.

Pois a bichectomia é um procedimento cirúrgico e como tal deve ser realizado a partir de um estudo minucioso do caso. Buscando realizar um procedimento seguro e eficaz.

Na consulta de avaliação clínica, é feita uma análise facial, com fotografias e exames clínicos. No sentido de analisar os benefícios estéticos que a cirugia poderá ou não proporcionar. Também é realizado um exame de palpação da gordura de Bichat para avaliar o seu volume da gordura. Visando quantificar  o quanto esta gordura esta influenciando no formato do rosto e determinar a técnica cirúrgica indicada para o seu caso.

Olá Dr Paulo, me chamo Valéria e moro em Porto Alegre. Eu tenho um problema de Periodontite. E gostaria de saber se existe algum risco de eu realizar a Bichectomia. Pois eu mordo muito as minhas bochechas.

Olá Valéria a Periodontide é um problema bastante sério, pois pode levar a perda dos dentes. A Periodontite se inicia com uma inflamação gengival, chamada de gengivite e que a partir da sua evolução se aprofunda nos tecidos de sustentação do dente. passando então a ser denominada de Periodontite.

Não existe nenhum problema em relacionado a Bichectomia com a Periodontite.

Porém é muito importante, você realizar um controle da doença periodontal para evitar a perda de um mais dentes.

Voltando, então a falar da Bichectomia, ela vai lhe ajudar bastante em relação as mordidas nas bochechas. reduzindo as aftas que surgem por ocasião destas mordidas.

Recomendo você procurar um profissional que te auxilie nos 2 tratamentos, na Bichectomia e na Periodontite. Aí em Porto Alegre tem excelentes dentistas.

Qualquer dúvida pode voltar a me escrever.

A Bichectomia diminui o Bruxismo

Marinalva obrigado pela sua pergunta.

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que faz a remoção de uma gordura que fica na bochecha.

A princípio ela era realizada por questões terapêuticas principalmente para aquelas pessoas que involuntariamente e constantemente mordiam as bochechas.

Porém nos últimos anos ela passou a ser realizada por questões estéticas, visando afinar o rosto.

Já o Bruxismo é caracterizado  pela ranger ou apertar os dentes de forma voluntária ou involuntária.

Ele tem várias causas, sendo que uma delas pode estar relacionada à posição da Bola de Bichat. 

Que fica entre dois músculos na bochecha que são o músculo masseter e o músculo bucinador.

Portanto antes de realizar a Bichectomia visando diminuir o Bruxismo deve-se realizar um bom diagnóstico a fim de se evitar uma cirurgia desnecessária.

No entanto, a Bichectomia pode ajudar as pessoas que durante o bruxismo mordem involuntariamente a bochecha e geram aftas grandes e dolorosas.

Uma vez que o volume acentuado da bochecha, favorece essas mordidas.

Onde nesses casos a Bichectomia é pode ser indicada.

Marinalva sempre que possível, devemos evitar os procedimentos cirúrgicos desnecessários.

Por isso o Bruxismo não deve ser usado como pretexto da bichectomia, que passa por uma fase de moda. Onde muitas pessoas buscam loucamente uma forma de afinar o rosto,

Então eu recomendo que você converse com o seu dentista e avalie  real necessidade do procedimento

Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida, pode voltar a me escrever.

Atenciosamente – Dr Paulo Coelho

#atm #dtm #dororofacial #bruxismo #articulaçãotemporomandibular #drpaulocoelho #bichectomia

Mais Artigos sobre a Bichectomia

Considerações finais sobre a bichecomia

Eu realizo a Bichectomia há mais de 20 anos principalmente para os casos onde há uma necessidade terapêutica .

E recomendo que você fuja dos procedimentos estéticos exagerados que lesionam de forma temporária ou permanente a estrutura da face.

Portanto lembre-se que estamos falando de um procedimento cirúrgico que deve ser realizado de forma criteriosa seguindo todos os protocolos de segurança que tal procedimento exige,

Espero ter lhe ajudado e qualquer dúvida, pode voltar a me escrever.
Atenciosamente – Dr Paulo Coelho