Eu sou o Dr Paulo Coelho (Professor de Ortodontia e Cirurgião Dentista) e estou escrevendo este artigo relacionando a respiração bucal com o transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade.
Muitos são os fatores que contribuem com o Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade entre eles podemos destacar a Respiração Bucal que ocorre tanto em adultos como em crianças.
Estudos nos mostram que a Respiração Bucal diminui o nível de oxigênio no cérebro, causando em adultos a perda de concentração, perda de desempenho profissional, irritabilidade entre outros sintomas.
Nas crianças a interferência é um pouco maior, pois temos um organismo em desenvolvimento que com uma respiração irregular e incompleta e com uma alimentação insatisfatória.
Uma vez que a criança não sabe se respira ou se alimenta acaba por gerar uma deglutição atípica, que se manifesta com: deficit de atenção, hiperatividade, irritabilidade problemas de postura, sonolência diurna, entre outros …, comprometendo diretamente o aprendizado infantil.
A boa notícia é que existem soluções simples que podem atuar tanto na fase preventiva como na fase corretiva, quando o problema já Instalado. Taís soluções ajudam tanto ao adulto quanto a criança a recuperar sobretudo a qualidade de vida.
Com apoio dos Otorrinolaringologistas e das Fonoaudiólogas, os Ortodontistas conseguem restabelecer um ambiente bucal adequado a respiração e a alimentação, através de uma ortodontia moderna, com aparelhos ortodônticos confortáveis e discretos.
Para estes casos indicamos o Sistema Trainer, que é um conjunto de aparelhos para a correção dos maus hábitos orais de uma forma simples e eficaz (saiba mais sobre o Sistema Trainer), estes aparelhos são removíveis e são usados durante a noite, enquanto dorme e 1 hora durante o dia, ou seja não interfere no dia a dia do paciente.
Gostaria de deixar o nosso email: professor@drpaulocoelho.com.br, para que você possa nos escrever e tirar maiores dúvidas e gostaria também de lhe convidar para uma visita a um dos nossos consultórios para nos conhecermos e avaliarmos juntos o seu caso.