Prof Paulo eu tenho uma dificuldade muito grande nos tratamentos da mordida aberta. Eu gostaria de saber qual o melhor aparelho ortodôntico para o fechamento da mordida? Qual a técnica ortodôntica que o senhor indica nos seus cursos? Melhor dizendo: Como tratar a mordida aberta de uma forma mais rápida e estável?
Dr Dorival obrigado pela sua pergunta.
O tratamento da mordida aberta é sempre um desafio para o ortodontista.
Pois não depende diretamente da técnica empregada no tratamento.
Mas sim, do equilíbrio funcional muscular da língua, lábio e bochechas.
Que nós sabemos que na maioria dos casos, este desequilíbrio da função destas estruturas durante a fala, a mastigação e a deglutição dos dentes podem interferir em todo o protocolo de tratamento.
Claro que existem outros fatores causadores da Mordida Aberta como: fatores genéticos, hábitos deletérios (Sucção de dedos, roer unhas, …), etc
Portanto Dr Dorival, mais importante que a técnica ortodôntica empregada ou o tipo ou a marca de aparelho ortodôntico empregado no tratamento é a busca deste equilíbrio muscular. O que é bastante difícil.
Porque o equilíbrio ou o reequilíbrio muscular é tão difícil?
É difícil, pois precisamos de muita da colaboração do paciente na realização de exercícios fonoaudiológicos. Para controlarmos toda a musculatura orofacial.
Lembrando que a função incorreta destes músculos muitas vezes ocorre de forma involuntária e inconsciente do paciente, daí a grande dificuldade.
Principalmente nos pacientes adultos onde a função irregular, esta atuando há muitos anos.
Daí a necessidade de uma prática continuada destes exercícios fonoaudiológicos. De forma a garantir a assimilação dos sistema de nervoso central. Visando controlar a função muscular inconsciente.
Então, como tratar a Mordida Aberta?
Eu sempre recomendo aos meus alunos, que em primeiro lugar, façam uma análise ou um diagnóstico aprofundado da função muscular orofacial.
Para a partir daí estabelecer uma conduta ortodôntica, elegendo um aparelho ortodôntico mais indicado a aquele paciente.
Podendo utilizar aparelhos removíveis como o Invisalign, aparelhos fixos como o Aparelho Lingual, Aparelho Autoligado ou até os aparelhos tradicionais, que também são eficientes mas um pouco mais lentes e menos estéticos
Dr Dorival, o grande segredo esta na ação muscular e não aparelho ortodôntico. Claro que digo isso acreditando na sua habilidade e na sua capacitação como ortodontista.
Doutor espero ter lhe ajudado qualquer dúvida pode voltar a me escrever um grande abraço.
Atenciosamente Prof Paulo Coelho